domingo, 26 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sobre o Bloco Maria Fuá

Maria Fuá é um bloco de carnaval de rua de São Bernardo do Campo – SP, fundado em 2011 pela Cia. As Marias através do projeto Cutura .BR (lê-se cultura ponto BR) realizado na Praça Névio Albiero – Jardim Calux para proporcionar um espaço de brincadeira e encontro nos moldes dos antigos carnavais.

Desde 2009 integrantes da Cia. As Marias participam da brincadeira de carnaval do bloco “Caixeirosas” de Barão Geraldo – Campinas, coordenado pela arte educadora Cristina Bueno e, encantadas por essa "nova-velha" maneira de pular carnaval, resolveram em 2011 criar o Bloco Maria Fuá trazendo esse encantamento para o bairro em que residem.

Esse ano o Bloco Maria Fuá conta com a presença de grandes amigos- parceiros-foliões: “Cia. As Margaridas” de Diadema, “Coletivo Ambulante” e integrantes da "ONG Pró Circo"de São Bernardo do Campo.

A concentração do Bloco acontece na Praça Névio Albiero na Rua Cabral da Câmara, a partir das 15h, onde é entoado o hino da Maria Fuá e onde os foliões aprendem a cantar a Marchinha de 2012 seguindo em direção às ruas do Calux onde acontece a folia com as Marchinhas tradicionais de Carnaval.

Arlequins e Pierrôs, confete e serpentina. Minha gente está chegando o dia da folia!

Marchinha 2012 - Acaba não mundão!



E com vocês a letra da marchinha de 2012:

Acaba não mundão!

2012 o que será?
Apocalipse? Não!
Será que o mundo vai acabar?
O que será do carnaval?
Do bloco Maria Fuá?
Que ainda tem muito que brincar

Refrão
Acaba não mundão
Acaba não
Que a Fuá quer brincar mais um montão


Antes que o mundo acabe
Eu já vou me acabando
Me acabando na folia
No Bloco Das Marias
Refrão

Cibele Mateus

sábado, 11 de fevereiro de 2012