quarta-feira, 30 de setembro de 2020

RecorDança Ensaio V - Footfalls ou por onde caminha os pés

Hoje e 

há 9 anos

Ensaio V - Footfalls ou por onde caminha os pés?

30 de setembro de 2011

Elenco: Cibele Mateus e Cristiane Santos










Fotos: Anderson Gomes e Patricia Santos

Comentário que recebemos de  Marielle Soupin sobre esse estudo: 

Passando pra deixar um alô sobre a performance da Cia As Marias: Amei. Dialogou muito comigo naquele momento de trânsito na calçada... Não estava esperando passar por ali, em plena Marechal e encontrar uma performance, ao meu ver, tão cheia de significados e tão delicada ao mesmo tempo. Muito interessante dispertar o olhar do pedestre em meio ao caos da rotina para olhar para si e para o outro. E provocar uma reflexão do ser humano como indivíduo no coletivo, cheio de predicados, conteúdos e fragilidade. Reparei que mesmo causando certo estranhamento, a proposta era alcançada mesmo que para parar por um momento o olhar do público pro outro em meio ao trânsito.E mesmo que para provocar sorrisos ou palavras como "com licença". Gostaria de ter ficado mais, me relacionado mais, mas o meu tempo ali era curto. Mas adorei. Clap Clap... E dê se possível o recado as meninas... Difícil ver uma performance interessante assim até pelas ruas de SP. Adorei ver em SBC. Linda e super despretensiosa. PArabéns!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Cartas para Cidade I - Matão, Tatuí e Birigui

Atenção Atenção aberta a

Ação poética Cartas para cidade I

Convidamos os moradores de Matão, Tatuí e Birigui para contarem sua cidade para nós.

Para saber mais e participar acesse: https://forms.gle/CeDaHgW9ikn5pvE1A


quarta-feira, 23 de setembro de 2020

RecorDança - Ensaio IV - An.dor

23 de setembro de 2011 estava frio e meio nublado como hoje quando o Ensaio IV - An.dor (Projeto Dançando com a Cidade)  aparecia pela primeira vez pela Rua Marechal Deodoro.


Elenco: Cibele Mateus e Cristiane Santos

Fotos: Anderson Gomes e Patricia Santos










quinta-feira, 17 de setembro de 2020

An.dor - As ruas são para dançar! Voltamos!

 


Devido a pandemia da COVID 19, Nós interrompemos em março as ações do  projeto  An.dor - As Ruas são para Dançar! contemplado no PROAC Circulação de Dança (Edital nº 04/2019). Sendo um espetáculo originalmente pensado e criado para os espaços urbanos, as apresentações seriam realizadas em ruas e praças públicas, localizadas na região central dos municípios de São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santos, Cubatão, Tatuí, Matão e Birigui, cidades escolhidas para essa circulação, buscando promover o acesso amplo da população à dança. Partindo do momento histórico e delicado que atravessamos, nesses meses temos nos perguntado e sentido muitas coisas: desde a necessidade de estar em cuidados de nossos parentes doentes, do medo e ansiedade causada pela questão da sobrevivência financeira e acentuação das desigualdades sociais do país.  

Ver a cada semana o aumento dos falecimentos por Covid 19 nos preocupa, a demora para sair o auxilio aos artistas nos faz ver tantos amigxs, parceirxs, grupos e coletivos que admiramos perdendo espaços, trocando de casas, pedindo ajuda para uma cesta básica.  Durante e com tudo isso nos atravessando temos visto e observado como artistas se ainda podemos afirmar diante das atuais circunstâncias do mundo se as “ruas são para dançar”?, como enuncia o projeto.

Ainda não podemos afirmar se sim ou não, ou quando voltaremos às ruas com segurança, por nossas vidas e de outras pessoas, ainda que vejamos a cada dia as aglomerações do comércio a todo vapor mas nos perguntamos na terceira margem: como torná-las dançantes diante do mundo que a pandemia nos impõem?, como a arte da dança e seus artistas podem responder estética e eticamente aos tempos e no compromisso responsável com as pessoas? Como interagir e impactar os moradores das cidades não podendo estar diretamente nas ruas?

Para seguir a encruzilhada de nossas perguntas, repensamos ações, relações e modos de interagir com o que percebemos e observamos do momento. Seguindo a chamas da perguntas e a vibração da primavera que se anuncia,  ainda e com o LUTO por tudo isso que atravessa nossos corpos, VOLTAMOS EM OBRAS! 


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

recorDança - Dançando com a Cidade - Estudo III-Esperas

Hoje 

e há 9 anos!

 Estudo III - Esperas , 16 de setembro de 2011







Fotos: Patricia Santos

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

#tbt Dançando com a Cidade - Estudo II - 2011

Estudo II - poemaflor foi apresentado em 09 de setembro de 2011. Um acontecimento toda aquela terra e água em setembro em frente à Câmara de Cultura Antonino Assumpção na Rua Marechal Deodoro. 













Fotos: Anderson Gomes e Patricia Santos

#tbt Dançando com a Cidade - Estudo I - 2011

Hoje é dia de relembrar um projeto muito intenso da Cia: Dançando com a Cidade. Esse projeto foi contemplado pelo VAI SBC - 2010, o primeiro edital para as Iniciativas Artísticas da cidade.

E foi no mês de Setembro de 2011 que apresentamos cinco estudos gerados nos 9 meses de trabalho de  muito labor, descobertas, entraves mas que nasceu e vem caminhando e se desdobrando até hoje.








Ensaio I - Caminho do mar . . . encontro das flores

notas do caderno de processo de Cristiane Santos: 

... “Eu não estou interessada em como as pessoas se movem mas o que as move..."
Pina Bausch.



"Dançando com a Cidade"


Onde Dançar?

na Rua...

Com quem?


...com o passante, o lugar, a memória, o afeto, o indivíduo, a multidão, com nossas

pequenas banalidades de cada dia, com o olhar do outro, com a possibilidade do encontro e a sua

impossibilidade, com o desgastado, com o encantamento e o desencantar-se com a vida,

Os cheiros, texturas, sons, gostos, imagens... a cidade...

Dançar com tudo isso que sou EU na cidade e que sou EUCIDADE e que se move na cidade...

E o que MOVE a CIDADE?!


Que cidades habitam em nós? Somos a cidade que habitamos?

Habitamos uma cidade? Que cidade desejo habitar?

Onde a dança habita na cidade?

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

#tbt Das Fragilidades






Fotos: Patricia Santos e Anderson Gomes


Das novas perguntas, das antigas perguntas re-feitas, dos novos olhares, vontades e pesquisas que surgiram a partir do projeto Experimentações Urbanas, em 2010 nascia “Das Fragilidades”, espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra da fotógrafa Francesca Woodman, (1958-1981) e nas conexões estabelecidas com a arquitetura do espaço urbano, gerando por meio da linguagem da dança outras formas de ocupação artística dos espaços abertos.

Elenco: Cibele Mateus, Cris Abreu e Cristiane Santos