terça-feira, 15 de novembro de 2011

Estréia "An.dor" - Dançando com a Cidade





Dançando com a Cidade

Sobre o processo...

Dançando com a Cidade, projeto contemplado pelo prêmio VAI/SBC-2010, propõe a criação de um espetáculo de dança contemporânea para o espaço aberto, tendo como tema o imaginário da cidade de São Bernardo do Campo presente nas histórias, memórias, fotos, manifestações tradicionais da cultura popular e depoimentos de pessoas que acompanharam as mudanças ocorridas na antiga Vila de São Bernardo.

Mais do que contar a história de forma literal, o que nos moveu foi a possibilidade de re-inventar cênicamente a cidade que habitamos, buscando deslocar o olhar do passante para uma imagem poética, rompendo por um instante o fluxo cotidiano dos centros comerciais. Dançar com a cidade é habitar poeticamente os lugares, abrir espaços para a possibilidade de uma experiência estética.

Durante o processo de pesquisa e criação a companhia promoveu no centro da cidade, nos espaços de passagem e de patrimônio tombado (Câmara Antonino Assumpção, Praça da Matriz e Praça Santa Filomena), ações artísticas para fomentar a linguagem da dança contemporânea - jams, pesquisas de movimento, intervenções em dança e apresentações dos estudos coreográficos “O Caminho do Mar... encontro das Flores", "Poemaflor", "Esperas", “An.dor" e "Footfalls ou por onde caminham os pés?”. Os resultados destes estudos coreográficos hoje configuram-se no primeiro espetáculo de dança contemporânea da Cia. As Marias.

“An.dor”, composição cênica que parte de uma dramaturgia do movimento, vai tecendo e construindo de forma não linear sua trama de sentidos pelos espaços de passagem da cidade.

*

FICHA TÉCNICA

Duração: 30 minutos
Faixa etária: Livre

Intérpretes – criadoras
Cristiane Santos
Cibele Mateus

Preparação técnica em dança contemporânea
Junior Domingos

Orientação em pesquisa de Movimento
Cristiane Santos

Orientação Dramatúrgica
Valquíria Vieira

Orientação artística e figurinos
Patrícia Santos

Costureira
Maria do Rosário Santos

Dramaturgia Colaborativa

Direção cênica
Cristiane Santos

Projeto gráfico
Anderson Gomes

Registro fotográfico
Anderson Gomes
Patrícia Santos
Rocco Ribeiro

Produção e Administração
Cia. As Marias

Agradecimentos
Aos funcionários do Serviço de Memória e Acervo de São Bernardo do Campo, funcionários da Câmara de Cultura Antonino Assunção, Rocco Ribeiro e Diogo Cardoso.

domingo, 13 de novembro de 2011

Prosas do serTÃO Brasil


Conheçam o projeto "prosas do sertão Brasil", valham-nos o coletivo que pode fazer valer iniciativas como esta. Loas ao catarse que possibilita uma forma de acesso e realização de ideias via este espaço, cada qual contribui com o quanto pode... se você acredita ponha mais água pro café que a prosa vai começar!