O que é a Cia. As Marias

A Cia As Marias é um núcleo cênico da cidade de São Bernardo do Campo, fundado em 2005, desde então suas criações são voltadas para os espaços urbanos. Tem como foco de pesquisa o corpo na cultura popular brasileira e nos espaços urbanos e os imaginários possíveis desse trânsito. Cria sua dança no diálogo entre diversas linguagens artísticas: teatro, ritmos afro-brasileiros, formas animadas e intervenção urbana. A partir dos estudos do corpo na cidade e seus imaginários, realizou diversos projetos e espetáculos.

Em 2019 realiza um conjunto de ações formativas nas artes da cena e apresentações cênicas nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema e Santo André, através do prêmio ProAC Bolsa de Aprimoramento Técnico- Artístico/2018.

Em 2018 cria a intervenção de dança para infância O Baile das Garatujas Dançantes e Dansadeiras, realizando apresentações no SESC São Carlos e Casa de Cultura Vila Guilherme.

Em 2017 participou do 12º ABCDANÇA com o espetáculo An.dor e realizou o projeto Footfalls ou por onde caminha o Mar?, contemplado pelo ProAc Artes Integradas, resultando no espetáculo Cinco ou seis passos para o Mar.

Em 2016 realizou a performance e instalação da obra Sapatos Vermelhos/ Zapatos Rojos da artista visual Elina Chauvet (artista residente no México) em parceria com a Cia Corpocena (SP), com a orientação artística do bailarino e artista visual iraniano Khosro Adibi e Operação Índio Urbano –performance em 4 atos, na mostra CUIABÁ 153 E

PORTÕES QUE FALAM uma ação desenvolvida em parceria com a Reso Asso Metro – Les Fenêtres qui Parlent – Lille, França.

Em 2010 realizou o projeto Dançando com a Cidade, contemplado pelo prêmio VAI/SBC, resultando em 5 intervenções de dança e no espetáculo An.dor.

Em 2009 realiza o projeto Experimentações Urbanas sob orientação artística de Daniele Pimenta pelo projeto Ademar Guerra, atual Programa de Qualificação em Artes, criando a performance de dança O Outro sou Eu.

Desde 2009, a Cia. As Marias realiza ações e apresentações na Praça Névio Albiero na comunidade do Jardim Calux- SBC, bairro em que reside, tornando esta praça seu espaço de pesquisa, criação e difusão cultural na comunidade, realizando o projeto Cultura.BR que é uma programação artístico cultural com foco na descentralização, gerando acesso às experiências e fruição em arte na comunidade.

A Cia As Marias criou os espetáculos A Moça que casou com o Diabo (2009), As Comadres Corcundas (2007) e A Saga do Zé da Fome (2006), realizando apresentações e projetos descentralizados pelas cidades do ABCD.