terça-feira, 25 de agosto de 2015

As ruas são para experimentar! - parte I

Dia 29 de agosto tem a nossa jam "Dançando com a Cidade" na Praça Santa Filomena, centro de São Bernardo. Neste ano que comemoramos 10 anos, voltamos novamente num sábado à tarde à "Santa", onde estreamos "A Saga do Zé da Fome" e nosso percurso com as artes de rua, e voltamos para experimentá-la com outro olhar, outros corpos, outras poéticas, outros sentidos.

Mas este fazer pioneiro de desviar os sentidos da passagem urbana apressada pela praça para situá-la como espaço dansante-experimental-criacional começou como dentro do Cia?


A ORIGEM

Depois de vivermos a experiencia da farsa "A Saga" e "As comadres corcundas" durante os anos de 2006 à 2007 e com a saída do ator Alex-Zé da Fome fomos buscar novas formações  e durante o ano de 2008, cada um de nós dedicou-se a realização de pesquisas teóricas e práticas sobre o trabalho do interprete, dança contemporânea, danças brasileiras e folguedos populares em diferentes espaços. Destes muitos caminhos foi surgindo uma inquietação, bem nebulosa, sem forma mas forte e provocadora, encima do que tínhamos feito até então e esta inquietação tomou forma nesta pergunta: 



“Como criar outras poéticas para as ruas e espaços 
alternativos além da abordagem da farsa?”


Desta pergunta movente e infante surgiu o projeto EXPERIMENTAÇÕES URBANAS que foi premiado com o Projeto Adhemar Guerra-2009 onde tivemos a orientação da pesquisadora, atris e diretora teatral Daniele Pimenta.

As primeiras tentativas deste projeto aconteceram na Rua Marechal Deodoro, no centro de São Bernardo, e se intitularam "O Leitor" e "O Casal", que geraram um extranhamento intenso entre os transeuntes e para o próprio grupo que começava ali esta investigação tateante e exigente.





"O Leitor"
13 de junho de 2009


Muitas RUPTURAS surgiram: É DANÇA? É TEATRO? É TEATRO DO INVISÍVEL? CADÊ A NARRATIVA? CADÊ O TEATRO? DEVE SER PERFOMANCE . . . NÃO ACHO QUE NÃO . . .NÃO SEI . .. NÃO SABEMOS . .. SERÁ QUE DAMOS CONTA?  . . . SERÁ QUE?! . . . MAS MESMO SEM SABE VAMOS  . . .

E foram muito os questionamentos, os videos, ideias começadas, algumas terminadas, outras não, um fazer e refazer contínuo. Buscar imagens (neste percurso visitamos artistas como Saul Steinberg, Leiner, Francesca Woodman, Juliano Garcia Pessanha), experimentar objetos, máscaras urbanas, perder-se nas ideias e vontades, debater, buscar formas no corpo para o que se desconfia mas ainda é AINDA. . . 

e ainda bem que tinha-se uma orientadora com uma escuta neste caminhar pelo desconhecido. E misture a tudo isto um novo espetáculo farsesco criado no mesmo ano, "A Moça que se casou com o Diabo", onde a própria maneira de lidar com a farsa e se apropriar da rua também estava sendo re-visto!!!

No final de 2009, Inspirado nas obras literárias de Juliano Garcia Pessanha, Kafka e Filipa Mello, na obra do cartunista Saul Steinberg e do cineasta Leiner e material das intervenções no espaço urbano chegou-se em "O Outro Sou Eu", work in progress do projeto EXPERIMENTAÇÕES URBANAS.  

"O Outro Sou Eu" foi apresentado nas ruas do centro comercial de São Bernardo, na FAINC-Faculdades Integradas Coração de Jesuas em Santo André, ONG Consorte e no projeto Open Space, realizado na Mostra Cena Aberta-2009, marcando o início de uma quebra intensa de paradigmas dentro de nós . . .





















"O OUTRO SOU EU",
apresentação no Espaço Consorte durante fechamento do Projeto Adhemar Guerra-2009


Nenhum comentário: