quinta-feira, 27 de agosto de 2015

As ruas são para experimentar! parte IV "a cidade se lança na aventura de dançar"

NOTAS - ORIENTAÇÃO POÉTICA PATRICIA SANTOS


DO PROJETO....... . . .......  ...........   ...........  .  .   .                 ...................AO PROCESSO

Mais do que contar a história de forma literal, o que nos moveu foi a possibilidade de re-inventar cenicamente a cidade que habitamos, buscando deslocar o olhar do passante para uma imagem poética, rompendo por um instante o fluxo cotidiano dos centros comerciais. Dançar com a cidade é habitar poeticamente os lugares, abrir espaços para a possibilidade de uma experiência estética.       



"é preciso abandonar a vida que planejamos para viver a vida que nos espera"

James Campbell




Notas - Orientação poética Patricia Santos


"Habitamos uma cidade? Que cidade desejo habitar?

Onde a dança habita na cidade?"

Cris Santos


"Durante o processo de pesquisa e criação a companhia promoveu no centro da cidade, nos espaços de passagem e de patrimônio tombado (Câmara Antonino Assumpção, Praça da Matriz e Praça Santa Filomena) ações artísticas para fomentar a linguagem da dança contemporânea - jams, pesquisas de movimento, intervenções em dança e apresentações dos estudos coreográficos “O Caminho do Mar... encontro das Flores", "Poemaflor", "Esperas", “An.dor" e "Footfalls ou por onde caminham os pés?”"





 O caminho do mar . . . encontro das flores . . .
02 de setembro de 2011

Notas: . . .quer dançar essa música comigo?



"Para quem partia a caminho do porto de Santos parava na pequena capela da Santa Filomena e pedia proteção... Caminhos para o mar – Caminhos para o Amar." 

Cibele Mateus







Poemaflor
09 de setembro de 2011


“Eu nasci na Marechal, minha casa tinha um quintal com terra, árvores, flores – lá na Santa Filomena tinha, tinha sim um jardim...” - vontade de abrir buracos no cimento para ver a cor da terra."
Cibele Mateus



Esperas
16 de setembro de 2011





"Cidade dos móveis, 

dos automóveis, cidade 

dormitório... – Acorda 

cidadezinha, o que esperas?"
Cibele Mateus





"Dona Verônica alimentava os pombos... 
Eu sou uma pomba na cidade."


11 de outubro de 2011 10:34

Dobrar o tempo em matérias re-significantes.

A memória como aisthésis. Um corpo que dança uma memória, uma memória que se expande pelos corpos num gesto que remonta e afeta. O afeto, um afago, mesmo que não tenha tal intenção. Estar no meio entre os que vem e os que esperam chegar. Esta dança e sua ânsia cria um campo, um jogo de forças que dilui as fronteiras entre o pessoal e o coletivo. Estar no meio, entre um ponto e outro, um nó. Passar por este campo de tensões é comungar deste afeto, deste afetar-se. É contemplar a si.

Anderson Gomes




Estudo coregráfico An.Dor
23 de setembro de 2011

"Procissão da nossa Senhora da Boa Viagem, carroças, bicicletas, rei do congo, rezas e flores. A nossa rainha foi coroada... – An dor. Pelos vales e campinas verdejante eu vou, é o senhor que me leva a descansar..." 

São Bernardo do Campo 765.203 habitantes... 


"Por onde caminham os pés?"
Valquíria Vieira
orientadora de Dramaturgia






Mariele disse:

Passando pra deixar um alô sobre a performance da Cia As Marias: Amei. Dialogou muito comigo naquele momento de trânsito na calçada... Não estava esperando passar por ali, em plena Marechal e encontrar uma performance, ao meu ver, tão cheia de significados e tão delicada ao mesmo tempo. Muito interessante despertar o olhar do pedestre em meio ao caos da rotina para olhar para si e para o outro. E provocar uma reflexão do ser humano como indivíduo no coletivo, cheio de predicados, conteúdos e fragilidade. Reparei que mesmo causando certo estranhamento, a proposta era alcançada mesmo que para parar por um momento o olhar do público pro outro em meio ao trânsito.E mesmo que para provocar sorrisos ou palavras como "com licença". Gostaria de ter ficado mais, me relacionado mais, mas o meu tempo ali era curto. Mas adorei. Clap Clap... E dê se possível o recado as meninas... Difícil ver uma performance interessante assim até pelas ruas de SP. Adorei ver em SBC. Linda e super despretensiosa. PArabéns!

5 de outubro de 2011 22:45




 "FootFalls ou por onde caminham os pés?"
30 de setembro de 2009




notas orientação poética:  o momento . . . o germe . . .



"Marechal por onde a vida passa... Por onde vamos passando e 

deixando nossos vestígios de dança, inscrições na história."


Nenhum comentário: